INTRODUÇÃO

Esta Política tem como objetivo reiterar o compromisso do Grupo Mirassol em cumprir os princípios previstos na Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD. Para isso, esta Política define os períodos de retenção dos dados pessoais tratados e estabelece os padrões de segurança mínimos para a eliminação de tais dados.

Esta Política aplica-se a todas as unidades, processos e procedimentos adotados no Grupo Mirassol e é destinada a todos os colaboradores que possam realizar tratamento de dados pessoais e dados pessoais sensíveis.

É responsabilidade de todos adotarem os procedimentos previstos nessa Política para o descarte de dados pessoais de forma segura, de acordo com seu ciclo de vida.

Esta Política deverá ser aplicada independentemente da forma de tratamento de dados pessoais e de sua localização. São exemplos de locais onde pode haver o armazenamento de dados pessoais.

  • E-mails
  • Documentos impressos
  • Documentos digitais
  • Vídeos e áudios
  • Dados gerados por sistemas
  • Arquivos armazenados em nuvem
  • Arquivos em redes

POLÍTICA DE RETENÇÃO E PROTEÇÃO DE INFORMAÇÕES

DIRETRIZES GERAIS

São diretrizes desta Política de Retenção e Descarte de Dados Pessoais:

  • Os dados pessoais deverão ser tratados em conformidade com a Política de Privacidade do Grupo Mirassol, bem como as disposições legais, regulatórias e contratuais aplicáveis;
  • Os dados pessoais não poderão ser tratados por prazo superior ao ciclo de vida fixado nessa política, exceto em caso de justificativa e com prévia aprovação do Comitê de Privacidade.
  • Os dados pessoais serão classificados e poderão ter diferentes critérios de proteção e segurança, observando o dever de confidencialidade.
  • Os dados pessoais poderão ser submetidos a técnicas que impeçam a identificação do titular de dados, a chamada “anonimização”.

CICLO DE VIDA DOS DADOS PESSOAIS

O Ciclo de Vida de Dados Pessoais determina os prazos durante os quais os dados pessoais poderão ser retidos pelo Grupo Mirassol. Após os períodos descritos, os dados pessoais deverão ser descartados e/ou anonimizados, conforme estabelecido nesta Política.

O Comitê de Privacidade é o responsável pela elaboração e atualização do Ciclo de Vida de Dados Pessoais.

CICLO DE VIDA DOS DADOS PESSOAIS
DADOSPERÍODO DE RETENÇÃOPRAZO
Documentos trabalhistas (contratos de trabalho, controles de jornada, documentos relacionados ao FGTS, folhas de pagamento, contribuições previdenciárias, informações pessoais de saúde, informações pessoais sensíveis, entre outras)05/ 20/ 30 anos a contar da data de desligamento, a depender do tipo de documentação. Os documentos devem respeitar regras trabalhistas de guarda.Arquivar pelo prazo de 05/ 10/ 20 anos, conforme legislação específica
Documentos referente a aplicação da lei previdenciárias (CAT,ASO (atestados médicos) PCMSO, PPRA, Comprovante de entrega da Guia da Previdência Social (GPS), Comprovante de pagamento de benefícios reembolsados pelo INSS, Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), Salário-família, Salário-maternidade, entre outros).05/ 10/ 20 anos a contar da data de desligamento, a depender do tipo de documentação. Os documentos devem respeitar regras previdenciárias de guarda.Arquivar pelo prazo de 05/ 10/ 20 anos, conforme legislação específica.
Recrutamento e SeleçãoReprovação pós entrevista: 06 mesesAprovação do candidato: Durante Contrato de Trabalho e mais 5 anos após o desligamentoArquivar pelo período indicado (06 meses/ 05 anos). Em caso de ações trabalhistas, os documentos deverão ser arquivados até o trânsito em julgado.Após o prazo de 5 anos ou do trânsito em julgado da ação, descartar.
Contratos com terceiros (clientes, fornecedores, prestadores de serviços)05 ou 10 anos, a depender daliquidez do contrato Arquivar pelo período indicado (05 ou 10 anos). Em caso de ações judiciais, os documentosdeverão ser arquivados até o trânsito em julgado.Após o prazo de 05 ou 10 anos ou do trânsito em julgado da ação, descartar.
Proteção do Crédito(nome; cargo; RG, CPF, endereço; país de origem, profissão, telefone; e-mail)Durante relação comercial e mais 5 anos após o término ou prontamente, em caso de exaurimento da finalidadeArquivar pelo período indicado (05 anos). Em caso de ações judiciais, os documentos deverão ser arquivados até o trânsito em julgado.Após o prazo de 5 anos ou do trânsito em julgado da ação, descartar.
Documentos de Contato Comercial(nome; cargo; RG, CPF, endereço; país de origem, profissão, telefone; e-mail)01 ano após contato inicial sem resposta, ou prontamente, no caso de revogação do consentimento ou da manifestação de desinteresse em ser contatadoArquivar pelo período indicado (01 ano após contato inicial sem resposta, ou prontamente, no caso de revogação do consentimento ou da manifestação de desinteresse em ser contatado).
Documentos Fiscais e Financeiros (processamento de faturas, relatórios, comprovantes de pagamentos)05 anos a contar dadata da suaconstituição definitiva.Arquivar pelo período indicado (05 anos). Se houver propositura de ações judiciais, os documentos deverão ser arquivados até o trânsito em julgado. Após o prazo de 5 anos ou do trânsito em julgado da ação, descartar.
Documentação e registros relativos aos mecanismos de controle, procedimentos, testes e auditoriaPrazo mínimo de 05 anos.Arquivar pelo período indicado 05 anos) para posterior avaliação sobre a sua utilização ou descarte adequado
Sistema CFTV(imagens)03 meses após a gravaçãoArquivar pelo período de 03 meses após a gravação
Documentação e registros relativos aos mecanismos de controles de acesso05 anos a contar dadata da suadisponibilizaçãoArquivar pelo período de 05 anos a contar dadata da suadisponibilização

Antes da eliminação de dados pessoais poderá haver a sua anonimização, visando fins estatísticos, desde que justificado e aprovado pelo Comitê de Privacidade, com a adoção de técnicas que impeçam a identificação do titular de dados.

Poderão existir exceções aos períodos de retenção no Ciclo de Vida de Dados Pessoais que deverão ser justificados e validados junto ao Comitê de Privacidade.

ELIMINAÇÃO DE DADOS PESSOAIS

Assim que o período de armazenamento expirar, e desde que não haja uma razão válida para sua retenção, os dados pessoais serão ser eliminados de forma segura. Os Dados Pessoais em cópia física serão destruídos por fragmentação como resíduo confidencial e aqueles mantidos eletronicamente serão excluídos dos sistemas do Grupo Mirassol e de terceiros contratados. Caso haja razão para retenção, deverá ser devidamente justificada e validado junto ao Comitê de Privacidade.

O Comitê de Privacidade será responsável pela implantação de cronograma para o descarte periódico de dados pessoais, bem como monitoramento do processo de eliminação.

REVISÃO DE RETENÇÃO E ARMAZENAMENTO DE DADOS PESSOAIS

Deverá ser implementado controle para o armazenamento e retenção por todas as áreas que façam tratamento de dados pessoais, para garantia do cumprimento desta Política.

O Comitê de Privacidade ficará incumbido de monitorar a regularidade e efetividade dos mecanismos de armazenamento e retenção pelas áreas que façam o tratamento de dados pessoais.

VIOLAÇÃO, EXECUÇÃO E CONFORMIDADE

Qualquer suspeita de violação desta Política deve ser reportada ao Comitê de Privacidade. Todos os casos de suspeita de violações desta Política deverão ser apurados, podendo ser aplicadas medidas disciplinares, administrativas e judiciais.

MUDANÇAS EM NOSSA POLÍTICA 

O Grupo Mirassol, através do Comitê de Privacidade, reserva-se o direito de corrigir, alterar ou atualizar esta Política periodicamente, devendo o usuário/cliente verificá-la sempre que acessar seus websites.

CANAL DE PRIVACIDADE

Caso queira entrar em contato sobre o processamento de suas informações pessoais, inclusive para exercer seus direitos, entre em contato conosco pelo nosso canal de privacidade: privacidade@grupomirassol.com.br

HISTÓRICO DE REVISÕES

DataRev.Resumo das Alterações
12-07-20221.0Criação do documento